Um Pouco De Força Aérea Brasileira...



terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Primeira Postagem do Ano!! (2014) Saída do Mirage 2000 para a entrada do Gripen NG

 Fala senhores! Tudo certo, bom fiquei um bom tempo longe do canal ai nessa virada de ano, mas vamos em frente!
 Bom, queria começar o ano com uma postagem de notícia e ao mesmo tempo dando a minha opinião sobre a mesma..Bom, como vocês devem saber, o melhor caça pesado da FAB foi aposentado no finalzinho de 2013 e suas unidades encaminhadas para museus aeroespaciais. E, com sua saída abre-se as portas para um novo caça de ponta que será produzido em parceira com a Saab e Embraer (Suécia e Brasil), caça esse nomeado de Gripen NG, fruto do antigo projeto de modernização da FAB que existe desde o governo Lula.

Bom, e então, como ficará o teatro aéreo de operações de caça? Bom até os NG chegarem será como na transição do Mirage 3 para o 2000 em que colocaram o Xavante (aeronave inferior) para operar neste "buraco" temporário de transição de caças, mas tudo indica que o "tampão" desta vez, será os próprios F-5 modernizados da FAB, o que significa um enfraquecimento temporário na soberania do espaço aéreo para um bem maior, a chegada dos NGs. O que podemos esperar é que o programa siga sem problemas e que seja concluído o mais depressa possível, para não ficarmos nesta carência por muito tempo.

Agora eu, a pouco tempo fiquei me questionando o porque não desativar os F-5 da FAB e trocá-los pelos novos NGs e deixar os Mirage 2000 (que são comparados aos f-5, aeronaves novas) operando ainda? Esta é uma questão que a resposta mais plausível que encontrei foi que os F-5 estão em maior número no país, e tirá-los de operação teria um resultado mais chocante ainda do que os Mirage 2000, mas mesmo assim não me convenceu, pois tirar um equipamento com maior capacidade de voo mas menos numérico e deixar outro equipamento que já é considerado ultrapassado pelo mundo inteiro mas que tem maior número, na melhor das metáforas seria trocar 6 por meia dúzia.

Bom, estas são questões que ainda não temos a resposta ao certo, uma vez que a FAB se pronunciou muito pouco e a Presidente menos ainda, e enfim, o que podemos fazer é ser otimistas quanto a esse programa NG e que ele traga todo o conhecimento almejado pela Embraer, afinal, se tem algo que devemos almejar nisso tudo é que a Embraer tirará um ótimo proveito, para que quem sabe no futuro, com uma estrutura governamental diferente, possam produzir em larga escala caças de grande porte, do mesmo modo que fizeram com os T-27 Tucano e os A-29 Super Tucanos, caças leves nacionais que são vendidos até hoje.

Bom, essas são minhas perguntas e espero um dia ver uma resposta plausível a cerca disso tudo, vou finalizar aqui agradecendo a todos que visitaram a página nesse ano que passou de 2013, MUITO OBRIGADO!!!

Um comentário:

  1. Gostei da análise. Seria uma análise técnica/militar a ideal para se definir o equipamento a ser comprado.
    Porém lembre-se: A presidente entende mesmo é sobre guerrilha.

    ResponderExcluir