Bom Amigos:
Nosso herói nacional Brigadeiro Rui Moreira Lima (piloto da 2 guerra mundial do Senta A Pua!) está internado no Hospital da Força Aérea no Galeão desde sábado recuperando-se de um AVC. Desde então seu quadro melhorou, ele já saiu do CTI e já fala e se move. Está atualmente fazendo fisioterapia para recuperar as funções afetadas.
Sua recuperação têm sido boa,quero dizer,têm sido espetacular! Os médicos disseram que nesta segunda-feira (11/2/2013) ele já receberá alta!
*94 missões realizadas.
*Um dos 3 pilotos ainda vivos do Senta A Pua.
*Sua aeronave, o P-47 thunderbolt,D4 (o da imagem) teria sido atingido pelos alemães 9 vezes,cada uma com mais de 10 buracos no avião (uma vez com 57 buracos!!)
*Um dos pilotos do esquadrão que voou em missões noturnas
*Autor de muitos livros,entre eles destaca-se o "Senta A Pua!" onde conta as experiencias (sua e de seus colegas) no teatro de operações na Itália
*Realizou sua primeira missão no dia 6 de Novembro de 1944,era casado,e sua mulher estava grávida.
“Nós nos arriscávamos muito e um tenente sabe que cada bomba que solta, e cada tiro que dá, está contribuindo para diminuir o tempo de guerra. Isso nos deu uma consciência muito grande” Disse ele,contando suas experiencias da guerra.
“Nós nos arriscávamos muito e um tenente sabe que cada bomba que solta, e cada tiro que dá, está contribuindo para diminuir o tempo de guerra. Isso nos deu uma consciência muito grande” Disse ele,contando suas experiencias da guerra.
Ao comentar sobre a reação ao saberem do fim da guerra,que foram "All Units,the war is over" três vezes consecutivas nos auto-falantes da base disse:“No início houve um silêncio… mas depois foi muita, muita gritaria”
“Houve muito choro, muitas lágrimas foram derramadas naquele dia. O fim da guerra foi uma coisa fantástica. Mas logo em seguida você tem a certeza de que, na verdade, é uma covardia. Eu fui para a estrada ver os prisioneiros passando, e não tinha fim. Tinha criança, velho, tinha de tudo ali. E eu disse: ‘Poxa, a gente estava matando esses caras… e hoje estamos dando cigarro para eles”.
Finaliza falando sobre os pilotos de caça de hoje em dia:
“Os caçadores hoje surpreendem pelo preparo profissional, sendo capazes de pilotar qualquer avião de caça. Eu sinto neles uma vontade enorme de defender o Brasil. E a FEB teve uma influência enorme nisso. Acredito que nosso regresso vitorioso da Itália foi a gota d’água que derrubou a ditadura do presidente Getúlio Vargas e implantou a democracia no Brasil”
Nenhum comentário:
Postar um comentário