Desta vez, uma postagem diferente para essa semana,falaremos sobre os 3 tipos de motores aeronáuticos, são eles:
*Motor a Pistão Tradicional.
*Motor Turboélice.
*Motor a Jato
Começando pelos motores a pistão,normalmente usados em aeronaves leves de pequeno porte:
Em geral,possuem 4,6 e até 8 opostos e no caso,em disposição plana (como pode-se ver na imagem da direita), na maioria dos casos refrigerados a ar,e lembram muito,em questão de funcionamento,o motor de um carro.Após seu acionamento,o objetivo do motor é de girar a hélice por meio de um eixo rotativo/Virabrequim,que por estar ligado aos pistões( que realizam o famoso movimento para cima e para baixo injetando,comprimindo e por final inflamando o combustível) e é essa energia criada criada pela combustão que faz o virabrequim girar e rodar a hélice.
Curiosidade:
Motores Turboélice ou Turbopropulsor,Geralmente usados em aeronaves de porte médio e militares de grande porte:
Motores desse tipo,são conhecidos por terem uma reação mista,ou seja,possuem um motor a jato com uma hélice,também é famoso por ter um redutor de velocidade entre o eixo da turbina e a hélice.É interessante saber também que a energia gerada por esse motor para movimentar a aeronave é 90% da hélice e os outros 10% são dos gases liberados pelo combustível logo após ser comprimido e queimado.
Curiosidades:
*O motor turboélice é mais pesado do que motores a jato puro equivalente ,possuem mais peças, geram mais tração e são mais econômicos em baixas altitudes.
Motores A Jato/Turbo fan,geralmente usado em aeronaves executivas (porte médio),aeronave de caça e bombardeio e aeronaves de grande porte em geral.
Surgira na Alemanha e Inglaterra na década de 40 para caças a jato que operariam durante a II Guerra mundial (ou o que restava ainda dela),porém,não demorou muito para esses motor ser mais afrente,adaptado para fins comerciais e executivos. O motor trabalha em um ciclo vicioso puxando o ar para dentro e comprimindo,nesse instante o combustível é injetado,e ocorre a combustão,gerando a explosão e a expansão dos gases, fazendo-os saírem de forma bruta do motor gerando energia para deslocar a aeronave no ar.
*O que é a pós combustão nos caças e porque sai fogo das turbinas nesse ato?
A pós combustão,nada mais é do que o aceleramento do motor a ponto de o combustível injetado não consiga completar a combustão inteira,por isso acaba realizando parte do processo fora da turbina,com isso vem a famosa visão do "fogo" atrás do avião de caça.
Nota:
Esta publicação fora revisada e avaliada por: Dr Gerson Filippini-Engenheiro Mecânico.
Está interessante a publicação Gabriell. Distingue bem as diferenças principais dos motores além de apresentar curiosidades relevantes.
ResponderExcluirPor favor no motor a jato substitua a palavra 'expandimento' por expansão. Na nota ao final do artigo ao invés de 'engenharia' coloque engenheiro.
Parabéns pela iniciativa!
Abraço
Gerson Filippini
Dr em Enga. Mecânica