Um Pouco De Força Aérea Brasileira...



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Tipos De Motores Aeronáuticos.




Desta vez, uma postagem diferente para essa semana,falaremos sobre os 3 tipos de motores aeronáuticos, são eles:

*Motor a Pistão Tradicional.

*Motor Turboélice.

*Motor a Jato

Começando pelos motores a pistão,normalmente usados em aeronaves leves de pequeno porte:



 Em geral,possuem 4,6 e até 8  opostos e no caso,em disposição plana (como pode-se ver na imagem da direita), na maioria dos casos refrigerados a ar,e lembram muito,em questão de funcionamento,o motor de um carro.Após seu acionamento,o objetivo do motor é de girar a hélice por meio de um eixo rotativo/Virabrequim,que por estar ligado aos pistões( que realizam o famoso movimento para cima e para baixo injetando,comprimindo e por final inflamando o combustível) e é essa energia criada criada pela combustão que faz o virabrequim girar e rodar a hélice.

Curiosidade:

*Motores deste tipo deve ser submetidos a manutenções preventivas a cada 2000 hrs de uso.



Motores Turboélice ou Turbopropulsor,Geralmente usados em aeronaves de porte médio e militares de grande porte:



                                 


Motores desse tipo,são conhecidos por terem uma reação mista,ou seja,possuem um motor a jato com uma hélice,também é famoso por ter um redutor de velocidade entre o eixo da turbina e a hélice.É interessante saber também que a energia gerada por esse motor para movimentar a aeronave é 90% da hélice e os outros 10% são dos gases liberados pelo combustível logo após ser comprimido e queimado.


Curiosidades:

*O motor turboélice é mais pesado do que motores a jato puro equivalente ,possuem mais peças, geram mais tração e são mais econômicos em baixas altitudes.


Motores A Jato/Turbo fan,geralmente usado em aeronaves executivas (porte médio),aeronave de caça e bombardeio e aeronaves de grande porte em geral.

 
Surgira na Alemanha e Inglaterra na década de 40 para caças a jato que operariam durante a II Guerra mundial (ou o que restava ainda dela),porém,não demorou muito para esses motor ser mais afrente,adaptado para fins comerciais e executivos. O motor trabalha em um ciclo vicioso puxando o ar para dentro e comprimindo,nesse instante o combustível é injetado,e ocorre a combustão,gerando a explosão e a expansão dos gases, fazendo-os saírem de forma bruta do motor gerando energia para deslocar  a aeronave no ar.









*O que é a pós combustão nos caças e porque sai fogo das turbinas nesse ato?
A pós combustão,nada mais é do que o aceleramento do motor a ponto de o combustível injetado não consiga completar a combustão inteira,por isso acaba realizando parte do processo fora da turbina,com isso vem a famosa visão do "fogo" atrás do avião de caça.













Nota: 
Esta publicação fora revisada e avaliada por: Dr Gerson Filippini-Engenheiro Mecânico.